Se viaja com frequência ou pretende vir a residir num país estrangeiro, então temos a certeza que o que temos para lhe dizer é do seu interesse. Neste artigo, irá descobrir o que é e para que serve um seguro de saúde internacional, quais as situações onde se torna numa ajuda preciosa e quais as suas principais vantagens e desvantagens.
O Que É um Seguro de Saúde Internacional?
O seguro de saúde internacional foi concebido para quem passa longos períodos de tempo no estrangeiro. Na prática, funciona como um seguro de saúde normal, mas inclui coberturas para quem tenciona passar, pelo menos, vários meses além-fronteiras.
Para Quem É o Seguro Internacional de Saúde?
O seguro de saúde internacional destina-se, sobretudo, a quem esteja a viver no estrangeiro, sozinho ou com a respetivas famílias. É recomendado ainda para estudantes, estagiários, jovens com visto e permissão para trabalhar nas férias, profissionais independentes, e funcionários de empresas ou seniores.
No fundo, é o seguro mais indicado para quem, para além de uma simples viagem, tenciona passar uma temporada considerável fora do país, tipicamente de 3 ou mais meses.
Quais as Coberturas de um Seguro de Saúde Internacional?
O seguro de saúde internacional funciona como um seguro de saúde válido no estrangeiro, isto é, reembolsa as despesas de saúde que tem fora do seu país, tal como se estivesse em Portugal. Há quem confunda o seguro de saúde internacional com o seguro de viagem, mas há diferenças, e bem vincadas.
Desde logo, ao nível das coberturas. Ao contrário do seguro de saúde válido no estrangeiro, com coberturas mais limitadas, o seguro de saúde internacional cobre consultas médicas, internamentos hospitalares, medicação, e pode ainda incluir assistência médica, assim como coberturas por morte, invalidez e responsabilidade civil perante terceiros.
O seguro de saúde internacional pode ainda incluir a cobertura opcional de subsídio de funeral, que garante um capital pré-definido em caso de morte da pessoa segura, de forma a cobrir despesas com o funeral ou repatriamento, caso o falecimento ocorra fora do país de origem.
Vantagens de um Plano de Saúde Internacional
São várias as vantagens em contratar um plano de saúde internacional. Entre as mais importantes, destacam-se:
- Facilidade de acesso a cuidados médicos no estrangeiro;
- Auxílio para localizar a unidade de saúde mais próxima;
- Maior rapidez no atendimento médico;
- Cobertura de tratamentos de emergência;
- Diagnóstico de cuidados pós-tratamento;
- Cuidados de saúde a preços convencionados;
- Garantia de bem-estar, onde quer que esteja.
Como Contratar um Seguro de Saúde Internacional?
Algumas seguradoras dispõem de um plano de saúde internacional como complemento dos planos de saúde que já comercializam. Outras, disponibilizam seguros de saúde internacionais como um produto próprio, destinado a um nicho de mercado.
Antes de optar pela contratação de um seguro destas caraterísticas, pese bem as vantagens e a relação qualidade/preço, para saber se compensa optar por essa via.
Caso tenha dúvidas sobre a subscrição de um seguro de saúde internacional, basta contactar um dos nossos especialistas e esclareceremos todas as questões que possa ter. Contamos com uma equipa de peritos, com muitos anos de experiência no setor segurador e estamos habilitados a ajudar a encontrar as melhores soluções para as suas necessidades e a fazer com que consiga poupar o máximo no seu dia-a-dia, encontrando as taxas e mensalidades mais baixas do mercado.

