Há vários fatores a ter em conta para saber qual o banco com melhor spread habitação. Um dos mais relevantes e que mais influencia a prestação mensal é o spread. Ao contrário das taxas de juro, que são definidas pelo Banco Central Europeu, o spread é definido por cada instituição bancária, de forma autónoma. No entanto, qual o banco com melhor spread habitação?
Primeiro que tudo, há que definir o que é o spread.
O Que é o Spread Num Crédito à Habitação?
O spread é a margem de lucro de cada banco. Sempre que for adquirir uma casa com recurso ao crédito à habitação, terá associado ao seu empréstimo um valor de spread. Mas, qual o crédito habitação com o spread mais baixo?
O spread está diretamente relacionado com o perfil de risco de cada cliente, associado ao seu historial bancário e com as garantias que este pode oferecer ao banco, consoante os seus rendimentos mensais, vínculo contratual e fiadores apresentados, entre outros.
Quais os Fatores Que Podem Baixar o Spread de Um Crédito Habitação?
Por norma, quando contrata alguns produtos bancários, o banco baixa o spread do seu crédito habitação. Entre os produtos mais comuns que podem ajudar a baixar o spread, contam-se:
- Conta ordenado;
- Cartão de débito;
- Cartão de crédito;
- Seguro de vida;
- Seguro multirriscos habitação;
- PPR.
Quantos mais produtos tiver contratado junto do mesmo banco, menor será o spread do seu empréstimo. Então, como obter o melhor spread num crédito habitação?
Como Baixar o Spread do Seu Crédito Habitação?
Se a altura dos spreads de 0,5% parece agora uma miragem, face aos aumentos praticados pelos bancos após a crise financeira de 2018, existem ainda casos em que é possível conseguir spreads mais baixos. Saber qual o banco com melhor spread habitação é um exercício complexo, atualmente.
De acordo com dados do Banco de Portugal, os spreads praticados pelas maiores instituições financeiras do país variam entre 0,75% e 1,5%. No entanto, em determinadas situações e segundo o seu perfil de cliente, é possível obter spreads e condições aliciantes. Existem ainda campanhas periódicas, nas quais é possível conseguir spreads bastante vantajosos.
O Banco com o Melhor Spread Habitação Pode Não Ser o Melhor
É essencial entender que o valor da prestação e o montante total a pagar pelo seu empréstimo não dependem unicamente do spread. Importa recordar que alguns dos produtos a contratar para baixar o spread têm custos, nomeadamente a anuidade do cartão de crédito, as prestações dos seguros de vida e multirriscos e as taxas associadas a outros produtos.
Analise sempre se os valores que terá de pagar por estes produtos compensam o que vai poupar mensalmente com a redução do spread.
É ainda importante analisar a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor), o valor que representa o custo total do crédito, incluindo despesas e juros.
Como Escolher o Banco com o Melhor Spread Habitação?
Como um spread mais reduzido nem sempre é sinónimo da melhor proposta de crédito habitação, o ideal é aconselhar-se com quem está por dentro do tema.
Se tem dúvidas sobre o melhor financiamento para o seu caso concreto, consulte um especialista do Muda & Poupa, uma marca de intermediação financeira com vastos anos de experiência e equipas altamente credenciadas e especializadas em ajudar a escolher o banco com melhor spread habitação.
Não arrisque, contacte um consultor do Muda & Poupa e contrate o banco com melhor spread habitação do mercado!