Com a subida dos preços generalizada, pode sentir a necessidade de procurar formas de reduzir os custos e conseguir poupar mais no final do mês. A alimentação é uma das áreas na qual gastamos mais dinheiro, pelo que é importante saber algumas dicas imperdíveis sobre como poupar nesta área. Continue a ler o artigo que preparámos e economize dinheiro no supermercado.
1 – Defina um Orçamento Mensal Para a Alimentação
Definir um orçamento mensal para gastos relacionados com a alimentação permite-lhe reduzir os gastos desnecessários e economizar nas compras do mês. Adote a estratégia de comprar em grandes quantidades para os produtos que consome com mais frequência – é quase sempre mais económico comprar em quantidade maior.
2 – Organize as Refeições Em Avanço
A segunda dica é planear e organizar as refeições. Se fizer um plano semanal com as refeições que vai realizar, conseguirá comprar apenas aquilo que necessita para a sua semana e vai notar que conseguirá economizar nas compras ao final do mês.
3 – Reduza o Consumo de Alimentos Processados e Refeições Pré-Cozinhadas
Para além de serem opções menos saudáveis, sabia que são também alimentos mais caros? Para além das refeições pré-cozinhadas e alimentos processados, também os sumos e refrigerantes são opções mais dispendiosas que pode tentar evitar – ou comprar apenas esporadicamente.
4 – Consuma Produtos da Época
Uma dica valiosa é comprar sempre frutas e legumes da época. Em regra, estes produtos são mais baratos – e também mais saborosos quando são sazonais. Poderá ainda utilizar fruta da época para fazer compotas para o ano inteiro.
5 – Cozinhe em Maiores Quantidades e Congele a Comida Que Sobrar
Quando compra em maiores quantidades, para além de conseguir, muitas vezes, preços mais acessíveis, consegue também reduzir os gastos energéticos ao cozinhar para várias refeições e congelar o que sobrar. Esta dica é uma grande ajuda para aqueles dias em que não tem tempo para cozinhar e reduz a probabilidade de comprar refeições pré-cozinhadas (mais caras e menos saudáveis).
6 – Minimize o Desperdício Alimentar
Tem alguma sobra de comida no frigorífico e não sabe o que fazer com ela? Seja criativo e reutilize essa comida para outra receita que tenha ingredientes semelhantes. Tenha também em atenção aos prazos de validade para evitar desperdícios desnecessários.
7 – Aproveite as Promoções
Aproveitar as promoções não significa comprar mais apenas porque está mais barato. No entanto, caso necessite de comprar um produto que utiliza com frequência e o mesmo está em promoção poderá optar por comprar em maior quantidade. Caso faça isto tenha em atenção os prazos de validade – por exemplo, enlatados são uma boa opção porque têm um prazo grande.
8 – Faça Menos Refeições Fora de Casa
Coma fora menos vezes por mês. Uma refeição num restaurante costuma ser mais cara do que preparar uma refeição em casa. Por exemplo, um pequeno almoço em casa pode ficar por cerca de 1 euro; um pequeno almoço fora facilmente ultrapassa os 5 euros.
9 – Leve o Almoço para o Trabalho
Levar marmita para o trabalho, em vez de almoçar fora ou comprar refeições prontas a consumir, fará uma grande diferença no seu orçamento mensal para alimentação.
Poupe Mais Dinheiro no Supermercado
Sabemos que pode ser difícil poupar dinheiro ao final do mês, especialmente com a subida dos preços a que assistimos nos últimos tempos. Com estas dicas, conseguirá economizar dinheiro na alimentação e encontrar soluções que também lhe trazem outros benefícios. No Muda & Poupa irá encontrar outros artigos que preparámos para o ajudar a fazer uma gestão financeira mais eficaz.