O crédito habitação jovem com 100% financiamento é cada vez mais a solução procurada pelos jovens que querem realizar o sonho de ter uma casa própria. Na nossa opinião, ainda bem que este produto financeiro se encontra disponível no mercado, pois, devido aos preços avultados das casas e das rendas e ao fraco poder de compra dos recém-formados/saídos das universidades, é cada vez mais comum os jovens ficarem na casa dos pais até mais tarde.
Para que tal não lhe aconteça, saiba como obter um crédito habitação jovem com 100% financiamento e comece a dar asas ao sonho de ter casa própria e de viver uma vida mais independente e realizada.
O Que É um Crédito Habitação?
Um crédito habitação é um produto financeiro que os bancos e as instituições financeiras registadas no Banco de Portugal colocam à disposição dos clientes que querem ser financiados na aquisição, construção e realização de obras em habitação própria ou secundária, ou até em situação de arrendamento.
Dessa forma, e sob a forma de contrato, o banco ou a instituição financeira concede um determinado montante de financiamento conforme a opção de investimento imobiliário desejada pelo cliente, sendo que este último compromete-se a reembolsar o valor financiado, mais os juros gerados desse empréstimo e outros tipos de encargos associados, através de prestações regulares e num prazo previamente definido (até um máximo de 40 anos).
Tenha atenção sobre o que é um empréstimo hipotecário! Com o objetivo de reaver o seu dinheiro e de assegurar que os clientes assumem o compromisso de reembolso do empréstimo concedido, os bancos e as instituições financeiras ficam com a garantia do imóvel adquirido, constituindo sobre ele uma hipoteca, sendo esta operação designada de empréstimo hipotecário.
Na prática, isto significa que se o cliente deixar de cumprir com os pagamentos das prestações, o imóvel passa para as mãos do banco ou da instituição financeira credora.
As Principais Caraterísticas de uma Crédito Habitação Para Jovens
Um crédito habitação para jovens, nomeadamente para as pessoas entre os 18 e os 35 anos de idade, tem determinadas caraterísticas, tais como:
- Um spread bonificado para os clientes até 35 anos de idade. Alguns bancos oferecem esta regalia desde que os jovens realizem um seguro de vida ou adiram à domiciliação do ordenado, entre outros produtos ou serviços financeiros, nos respetivos bancos.
- Uma redução percentual no spread durante os primeiros 5 anos de empréstimo. Algumas instituições financeiras garantem que esta redução pode acompanhar todo o período do empréstimo, desde que os pais do jovem tenham também um crédito bancário na respetiva instituição.
- Uma diminuição acentuada da TAEG (taxa anual de encargos efetiva global). Alguns bancos oferecem esta vantagem, mas exigem domiciliação de ordenado e seguro de vida e multirriscos.
- O recurso ao crédito bancário sob a modalidade de pagamento assente em prestações mistas, iniciando-se com prestações mensais mais suaves e reduzidas até aos primeiros 10 anos. Depois disso, e nos anos seguintes, as prestações bancárias serão robustas e constantes.
- Um empréstimo com um prazo de pagamento mais diluído no tempo, o que faz com que as prestações mensais sejam mais baixas. Porém, o Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC) – o valor total pago ao Banco no final do empréstimo – é sempre maior, uma vez que há um maior número de meses para pagamento. É recomendável que a taxa de esforço não ultrapasse os 35% do rendimento disponível em qualquer situação.
Como Obter um Crédito Habitação Jovem Com 100% Financiamento
Apesar de todas as dificuldades que se encontram associadas à obtenção de um crédito habitação, especialmente para os mais jovens que não têm capitais próprios ou que têm pouco poder de compra e/ou ordenados em início de carreira sob contratos a prazo, há uma solução financeira de crédito habitação sem entrada: o crédito habitação jovem 100% financiamento.
O crédito habitação jovem 100% financiamento é um produto financeiro excecional que permite aos jovens adquirirem um imóvel, independentemente do seu valor de mercado, desde que ele seja da propriedade da respetiva instituição bancária que vai conceder o crédito habitação jovem.
Os imóveis das próprias instituições bancárias são habitações que foram adquiridas pela banca devido ao incumprimento do pagamento do empréstimo hipotecário de outros clientes (daí a importância da chamada de atenção ao empréstimo hipotecário no parágrafo acima).
Nessas situações concretas, o imóvel passa para as mãos do banco ou da instituição financeira credora. A partir daí, e como forma de reaver o montante emprestado, os bancos e as instituições financeiras vendem estas casas a preços mais acessíveis e disponibilizam crédito sem entrada e com 100% de financiamento aos jovens que querem investir e ter casa própria.
Há vários bancos onde podem ser encontrados este tipo de imóveis, como no Bankinter, BPI, Crédito Agrícola, Caixa Geral de Depósitos, Montepio, Millennium BCP, Santander e UCI.
Obtenha Ajuda Para a Sua Primeira Casa
Faça uma pesquisa sobre as plataformas destas entidades bancárias para ver se encontra a tal, isto é, a sua casa de sonho. Se tiver dúvidas, entre em contacto connosco para que juntos possamos encontrar a melhor solução de habitação para si.