Para muita gente, pedir um crédito à habitação a partir de uma certa idade é um mar de dúvidas, sobretudo depois dos 55 anos. Na verdade, os bancos dispõem, atualmente, de soluções de crédito habitação sénior que permitem a clientes com mais idade adquirirem uma casa, com recurso ao crédito.
As condições de financiamento de um crédito habitação sénior são obviamente diferentes das de um crédito corrente para clientes com 30 ou 40 anos de idade. Isto porque, embora não haja uma idade limite para se pedir um crédito habitação, a verdade é que há um limite etário que os clientes podem ter no final do empréstimo.
Crédito Habitação Sénior: Como Funciona?
Quando qualquer banco analisa um pedido de crédito à habitação, há vários critérios que são analisados, incluindo os rendimentos do cliente, a sua situação laboral, a taxa de esforço, o histórico bancário, as garantias e, claro, a idade.
Isto porque a idade está diretamente relacionada com o prazo do financiamento. Quanto mais idade tiverem os clientes, menos tempo terão para pagar o empréstimo. Quanto mais jovens forem, maior será o prazo de liquidação do capital em dívida.
Num crédito habitação sénior, a instituição bancária onde o mesmo é contratado define a idade máxima que o cliente titular pode ter no final do empréstimo. Por norma, esse limite não pode ultrapassar os 75 anos – e a tendência é para esse limite diminuir.
Ou seja, um cliente com 50 anos de idade só terá, no máximo, 25 anos para pagar o seu empréstimo, se esse limite for, de facto, os 75 anos de idade.
O Que Acontece ao Crédito Habitação Sénior Com um Prazo Encurtado?
A maior implicação do crédito habitação sénior são prestações necessariamente mais elevadas e uma taxa de esforço, consequentemente, maior. O que pode ser um entrave à concessão do crédito se essa taxa for superior aos limites recomendados pelo Banco de Portugal.
Ou então, a exigência de garantias suplementares. No limite, o banco pode mesmo reduzir o valor máximo a financiar. Isto porque o crédito habitação sénior, ao contrário do que acontece com prazos mais dilatados, implica maiores encargos com juros e, logo, prestações bastante superiores.
Crédito Habitação Sénior: Como Saber Qual o Valor da Prestação Mensal
O primeiro passo que tem de dar é definir o montante de que vai necessitar. Depois, deve procurar efetuar simulações nos vários bancos existentes no mercado para definir qual a prestação mensal que mais se adequará ao seu rendimento disponível.
Nestas simulações, além da idade, tem sempre de incluir informação acerca dos rendimentos mensais e da situação laboral. E ainda, muitas vezes, dados sobre a sua situação de saúde, a que poderá ser necessário acrescentar exames médicos atuais.
Isto porque o seguro de saúde associado ao crédito terá de cobrir riscos potencialmente mais elevados, uma vez que a fragilidade da saúde tende a acentuar-se com a idade.
Crédito Habitação Sénior: Como Escolher o Ideal
Se não está à vontade com simuladores online ou não sabe quais os bancos onde procurar, o melhor é confiar num consultor financeiro.
No Muda & Poupa, vai encontrar uma equipa experiente e credenciada, com especialistas habituados a encontrar o melhor crédito habitação sénior para cada caso concreto.
Comece hoje mesmo a sonhar com a sua casa nova. Contate um especialista do Muda & Poupa e encontre o melhor crédito habitação sénior para o seu projeto.

