Os empréstimos de valores mais elevados, normalmente, implicam a prestação de garantias mais significativas. É o caso do empréstimo com garantia de imóvel. Isto sucede porque as instituições financeiras precisam de ter a certeza de que o empréstimo será pago e que não ficam com eventuais prejuízos.
Uma garantia, como um carro ou um imóvel, assegura que a instituição que concede o empréstimo pode ressarcir-se do valor que emprestou em caso de incumprimento por parte do cliente. É por isso que o empréstimo com garantia de imóvel é bastante comum, tal como o crédito com garantia de veículo. Mas como funciona realmente este tipo de empréstimo?
Empréstimo com Garantia de Imóvel: Como Funciona?
O crédito mais comum onde este tipo de garantia é exigido é o crédito à habitação. Quando adquire um imóvel, é prática comum a casa ser, ela própria, a garantia do empréstimo. Isso acontece com quase todos os créditos de habitação.
Neste tipo de crédito hipotecário, o cliente – devedor – coloca o imóvel como garantia de pagamento. É por isso que a casa fica hipotecada até ao final do prazo do empréstimo. Dessa forma, a instituição credora fica salvaguardada de eventuais casos de incumprimento provocados por contingência várias, que podem suceder ao longo do extenso prazo do empréstimo.
O empréstimo com garantia de imóvel reserva assim à instituição financeira o direito de ficar com o bem hipotecado para fazer face a essas situações. Mas, esta situação não sucede apenas no crédito à habitação.
Em empréstimos para a compra de terrenos para construção ou para a realização de obras de remodelação, o imóvel é igualmente dado como garantia. Uma curiosidade é que o imóvel dado como garantia pode ser outro que não aquele sobre o qual recai o crédito. Para isso ser possível, basta apenas que esteja livre de outras hipotecas ou encargos.
Empréstimo Com Garantia de Imóvel: Como Fazer
Para conseguir efetuar um empréstimo com garantia de imóvel, há alguns passos a seguir e várias documentação a entregar. Por norma, as instituições financeiras solicitam alguns documentos para concluir o processo. Entre esta documentação, conta-se:
- Documentos de identificação dos titulares;
- Declaração de IRS mais recente e respetiva nota de liquidação;
- Declaração de vínculo contratual emitida pela entidade patronal;
- Recibos de vencimento dos últimos três meses ou recibos verdes dos últimos seis;
- Extratos bancários dos últimos três meses;
- Comprovativo de IBAN;
- Caderneta Predial;
- Certidão de Teor;
- Planta do imóvel.
Todos os bancos e outras instituições financeiras têm de fornecer a totalidade da informação relativa ao crédito hipotecário, também denominado empréstimo com garantia de imóvel. Essas informações estão disponíveis na FIN – Ficha de Informação Normalizada, um documento que obedece a requisitos impostos pelo Banco Central Europeu.
Empréstimo Com Garantia de Imóvel: Como Escolher o Melhor?
Primeiro que tudo, deve solicitar simulações a várias instituições financeiras e comparar as várias propostas, nomeadamente no que respeita a:
- Montante;
- Prazo;
- Taxa – fixa ou variável;
- Valor mensal da prestação;
- Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC);
- TAEG – Taxa Anual de Encargos Efetiva Global – a taxa que mede o custo do empréstimo para o cliente, por ano e em percentagem do montante emprestado.
De acordo com a lei e as diretrizes europeias, as instituições financeiras são obrigadas a fornecer aos clientes um prazo mínimo de sete dias para que possa avaliar as condições do crédito com garantia de imóvel que pretende contratar. Dessa forma, poderá escolher qual o empréstimo que mais se adequa ao seu perfil e necessidades.
Como mencionado anteriormente, o crédito com garantia de imóvel ou o empréstimo com garantia de veículo são os mais comuns quando o valor a solicitar à entidade financeira é substancial e superior a determinado montante. É claro que também vai depender do perfil do cliente, sendo que, para alguns, será possível efetuar o empréstimo sem garantia.
Empréstimo Com Garantia de Imóvel: Peça Ajuda!
Por vezes, pode não ser simples comparar várias propostas de empréstimo com garantia de imóvel. A informação nem sempre é totalmente perceptível a todos e podem surgir dúvidas no momento de escolher a mais adequada.
Uma das formas mais comuns e eficazes de pedir ajuda para selecionar o empréstimo com garantia de imóvel mais ajustado às suas necessidades é contatar uma consultora de mediação financeira.
No Muda & Poupa, encontra uma equipa profissional, constituída por especialistas com muitos anos de experiência no setor financeiro. Somos uma equipa altamente credenciada que tem como objetivo ajudá-lo a poupar no seu dia-a-dia. Como? Através da seleção das melhores formas de reduzir as suas taxas e mensalidades, ajudando a obter as melhores condições em qualquer compra ou aquisição. Isso é particularmente importante no que toca ao empréstimo com garantia de imóvel.
Lembre-se, a escolha acertada fará com que a sua mensalidade seja mais baixa e possa garantir maior liquidez para fazer face às outras despesas correntes. Não arrisque, esqueça as letras miudinhas. Fale com quem sabe. Contacte-nos hoje!