Mediador de Seguros: O Que é e Como o Pode Ajudar

mediador de seguros

O papel de um mediador de seguros na contratação de seguros para particulares e empresas é cada vez mais importante. Esta é uma afirmação que tem toda a razão de ser, porque o mediador de seguros é o especialista que lhe apresenta as propostas de seguro que vão de encontro aos seus interesses e necessidades, de diferentes seguradoras.

Saiba tudo o que precisa sobre o que é um mediador de seguros e entenda como é que este profissional qualificado o pode ajudar a melhorar os seus benefícios e rendimentos.

O Que é um Mediador de Seguros?

Um mediador de seguros é uma organização (singular ou coletiva) que atua como um intermediário e faz a ponte entre um cliente (indivíduo ou empresa) e uma ou várias seguradoras na contratação dos mais diversos seguros.

Este especialista é, sem dúvida, uma mais-valia extraordinária para todos os clientes que desejam contratar um seguro – independentemente do seguro desejado – uma vez que lhes vai oferecer ajuda, orientação e apresentação das propostas mais ajustadas e vantajosas que se encontram no mercado dos seguros.

Além disso, é de realçar que atualmente há uma panóplia diversificada de seguros que os clientes particulares ou empresariais podem contratar e que, de certa forma, lhes oferecem uma maior segurança e proteção de saúde e/ou de bens pessoais ou familiares. No entanto, só os profissionais que trabalham na área de mediação de seguros são capazes de entender a melhor combinação de seguros para a vida do seu cliente.

Quais as Categorias em Que um Mediador de Seguros Se Insere?

Na mediação de seguros, o mediador tem uma forma de atuar que pode estar dividida em 3 categorias distintas, como por exemplo:

Agente de Seguros

Quando o mediador exerce atividade para uma ou mais companhias de seguros. Ele faz a prospeção do mercado e analisa todos os dados e riscos relevantes para a realização dos seguros. Nestas circunstâncias, ele presta assistência ao segurado em tudo o que esteja relacionado com o contrato de seguro estabelecido e pode, se tiver acordo com a seguradora, realizar a cobrança dos prémios dos clientes.

Angariador de Seguros

Quando o mediador de seguros está diretamente ligado a uma dada seguradora e exerce as mesmas funções que um agente de seguros.

Corretor de Seguros

Quando o mediador de seguros tem uma carteira de clientes substancial que lhe permite ter poder negocial para obter os melhores prémios para os seus clientes. Contudo, ele precisa de estar devidamente autorizado para a atividade da corretagem de seguros.

É de destacar que o mediador de seguros só pode atuar nos ramos dos seguros para os quais está habilitado a praticar. Além disso, e para exercer a sua profissão, é necessário completar um curso de mediador de seguros que este seja devidamente reconhecido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF).

Qual é o Trabalho de um Mediador de Seguros?

O mediador de seguros faz uma análise factual acerca dos objetivos e dos riscos face às necessidades e aos interesses de seguro de um dado cliente. Em seguida, explica-lhe os diferentes produtos que podem ser encontrados nas mais diversas seguradoras. Por último, apresenta-lhe as mais competitivas simulações/propostas de seguro para cada situação em concreto.

Resumidamente, ele é um consultor de seguros. O seu elevado conhecimento na área permite-lhe aconselhar e orientar os clientes na aquisição dos mais diversificados seguros (seguros de vida, automóvel, saúde, habitação, viagem, multirriscos, entre outros tipos). Este pode fazê-lo de forma dependente ou independente das seguradoras, pois o seu objetivo principal passa por maximizar os prémios dos seguros dos seus clientes e colocar os riscos do investimento sob a alçada das companhias de seguros.

consultor de seguros

Tarefas & Deveres de um Mediador de Seguros

Para entender melhor a profissão de um mediador de seguros e de como a sua ação o pode ajudar a si enquanto cliente individual ou empresarial na aquisição dos seguros mais competitivos, é fundamental conhecer as tarefas e os deveres desses profissionais. Destacam-se as tarefas seguintes:

  • Analisar ao detalhe os pedidos dos clientes de modo a avaliar as suas reais necessidades e riscos na contratação de seguros.
  • Fazer simulações de propostas de seguros em várias seguradoras diferentes com o intuito de ofertar aquela que é mais ajustada e economicamente viável ao cliente.
  • Intermediar a contratação de um seguro entre um cliente e uma companhia de seguros e ajudar na resolução de eventuais conflitos.
  • Angariar novos clientes e fazer a gestão de carteira de clientes habituais para que eles se mantenham realizados e interessados em manter a apólice de seguro contratada.
  • Acompanhar as novas informações e tendências do mercado de modo a estar o mais preparado possível em termos técnicos e tecnológicos para responder aos pedidos/exigências dos clientes.

Em relação aos deveres de um mediador de seguros, há inúmeros – deveres para com as empresas de seguros e outros mediadores de seguros, deveres de informação em especial e deveres para com o Instituto de Seguros de Portugal, conforme consta na ASF. No entanto, evidenciam-se os seguintes deveres para com os clientes:

  • Informar sobre os direitos e deveres que decorrem da realização de contratos de seguro.
  • Assistir e aconselhar/orientar os clientes ao longo de todo o processo de aquisição de seguro, especialmente sobre a modalidade de contrato mais conveniente à transferência de risco ou ao investimento.
  • Não tomar qualquer decisão sem o consentimento do tomador de seguro.
  • Prestar todos os esclarecimentos relativos ao contrato do seguro durante a sua execução, ao tomador do respetivo seguro. Além disso, deve auxiliar o segurado mediante a existência de eventuais conflitos, como por exemplo quando há discrepâncias na avaliação do perito da seguradora e do perito do segurado.
  • Não impor a obrigatoriedade de celebrar um contrato de seguro com uma determinada seguradora como condição de acesso a um outro bem ou regalia individual.

Quais as Principais Vantagens na Contratação de um Mediador de Seguros?

Há imensas vantagens em recorrer aos serviços de um mediador de seguros, como por exemplo:

  • O mediador de seguros é um especialista qualificado na sua área de atuação e, como tal, conhece o ramo dos seguros e o funcionamento das seguradoras melhor do que ninguém.
  • Trata-se de um profissional independente que presta um serviço personalizado a cada cliente.
  • O mediador de seguros é um profissional que esclarece e orienta os seus clientes em tempo real para a escolha dos melhores produtos para os seguros desejados.
  • O mediador de seguros apresenta as propostas dos seguros de várias seguradoras e faz uma análise das condições, dos prémios, das coberturas, das modalidades de pagamento, entre outros critérios que possam ser mais vantajosos para o cliente.
  • Ele é um acérrimo defensor dos seus clientes, uma vez que lhes presta todo o tipo de apoio na interpretação das cláusulas das garantias das apólices e nas resoluções de sinistros que possam ocorrer.
  • O mediador de seguros faz várias simulações em seguradoras diferentes com o intuito único de perceber qual é a que mais se adequa aos reais interesses e proveitos económicos dos seus clientes.

Um Mediador de Seguros Está Cá Para Si

Se ainda assim tem dúvidas sobre o que é o mediador de seguros e de como o seu trabalho pode ser uma mais-valia na contratação de um seguro particular ou empresarial, fale connosco para obter todos os esclarecimentos necessários. Faça-o já, não perca mais tempo com burocracias e reduza ao máximo o risco dos seus investimentos!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*