Sem dúvida alguma, é obrigatório um carro ter seguro e, se um automóvel não tiver nenhum seguro, é considerada uma contraordenação grave com uma multa cujo valor se encontra entre os 500€ e 2500€, segundo o código da estrada. Além disso, se uma viatura circular na estrada sem qualquer tipo de seguro, as autoridades podem apreender a viatura, retirar dois pontos na carta de condução e inibir o condutor de conduzir, ou seja, retirar-lhe a carta de condução por um período entre um mês e um ano.
Por isso, se está a pensar comprar um carro, saiba que é indispensável ter um seguro para o seu automóvel. O seguro é importante para se prevenir em caso de danos causados no veículo e/ou a terceiros. E, sendo o seguro contra terceiros o mínimo obrigatório por lei, vamos explicar em que consiste, qual é a sua cobertura e abordar outras informações consideradas relevantes.
Em Que Consiste o Seguro Contra Terceiros?
O seguro contra terceiros, também conhecido por seguro de responsabilidade civil automóvel, apresenta a cobertura mínima obrigatória por lei, como já foi referido anteriormente, com base na legislação atualmente em vigor. Este tipo de seguro cobre os danos materiais e pessoais que forem causados a terceiros, estando incluídos os passageiros que estiverem a ser transportados no automóvel do tomador do seguro.
Em caso de acidente, o seguro contra terceiros possui um capital mínimo no valor de 7 milhões e 290.750 mil euros, sendo 6 milhões e 70.450 mil euros para danos corporais e 1 milhão e 300.220 mil euros para danos materiais. Os valores indicados são independentes do número de vítimas afetadas pelo acidente. No entanto, é possível contratar um capital com valores superiores aos indicados anteriormente. Todos estes valores são revistos de cinco em cinco anos.
Qual é a Cobertura do Seguro Contra Terceiros?
Para além dos danos materiais e pessoais causados a terceiros, o seguro contra terceiros também cobre o pagamento de indemnizações nos seguintes casos:
- Roubos e furtos;
- Roubos e furtos com utilização do veículo;
- Acidentes de viação provocados com o automóvel em caso de roubo.
Deste modo, observa-se que este seguro apenas cobre um pequeno número de casos, excluindo várias situações ao qual poderá estar exposto com o seu automóvel.
Quais São as Situações Que o Seguro Contra Terceiros Não Cobre?
Este tipo de seguro não cobre todos os riscos aos quais o condutor pode estar sujeito (existindo o seguro contra todos os riscos, que cobre um maior número de riscos). Estas são as situação não cobertas:
- Lesões sofridas no condutor responsável pelo acidente;
- Danos no veículo considerado culpado pela ocorrência;
- Danos resultantes de acidentes provocados deliberadamente.
Nestes casos, não existe uma franquia. A franquia é um valor monetário que é pago pelo tomador do seguro, que abrange uma parcela das reparações automóveis que estão ao seu cargo. Uma vez que o seguro contra terceiros não cobre todas as situações, é possível acrescentar coberturas extras.
É Possível Adicionar Outras Coberturas no Seguro Contra Terceiros?
No seguro contra responsabilidade civil, podem ser adicionadas coberturas extras (que irão aumentar o valor a pagar), tais como:
- Responsabilidade civil alargada;
- Proteção alargada contra furtos, roubos e vandalismo;
- Catástrofes naturais (como tempestades e inundações);
- Danos próprios ao veículo (originados por colisões, choques ou capotamentos);
- Incêndios;
- Explosões;
- Assistência em viagem (garante um reboque em caso de avaria ou acidente até à oficina);
- Quebra isolada de vidros (assegura a substituição dos vidros quebrados sem custos adicionais).
Assim, pode-se verificar que no seguro contra terceiros é possível optar por ter apenas a cobertura mínima obrigatória na sua apólice ou adicionar coberturas que considere serem vantajosas para si.
Será o Seguro Contra Terceiros o Ideal Para Si?
Existem diferentes tipos de seguros, com uma grande variedade de possíveis coberturas. Por isso, é importante avaliar os riscos a que poderá estar exposto e o nível de proteção que deseja contra determinadas eventualidades para a sua viatura. Mas, se pretende apenas ter a cobertura mínima para o seu carro ou não pretende que o seguro seja dispendioso a nível monetário, o seguro contra terceiros poderá ser o seguro certo para si.
Se continua indeciso sobre o seguro que quer ou deseja obter mais informações, pode contactar-nos. A Muda & Poupa pode ajudá-lo a esclarecer qualquer dúvida que tenha e indicar se o seguro contra terceiros será o seguro certo para o seu automóvel.


