São vários os tipos de seguro de vida e invalidez por doença à disposição no mercado. Alguns deles estão associados ao crédito à habitação, outros destinam-se a proteção individual e estão dissociados do financiamento.
Siga-nos e conheça as diferenças entre os diferentes tipos de seguro de vida e invalidez por doença, quais as coberturas de cada um e descubra como escolher o mais adequado para si e para a sua família.
O Que é Um Seguro de Vida e Invalidez Por Doença?
Um seguro de vida e invalidez por doença é um contrato em que a companhia de seguros fica comprometida a pagar o valor do capital seguro – definido no momento do contrato – em caso de ocorrência de uma das situações previstas no mesmo.
Além do risco de morte, o seguro de vida e invalidez por doença pode incluir várias outras coberturas, como doenças graves, filhos menores a cargo e diversas outras.
Quais as Principais Coberturas de um Seguro de Vida e Invalidez Por Doença?
Como referimos, são várias as coberturas associadas a um seguro de vida e invalidez por doença. Além das incluídas por defeito, existem ainda as coberturas adicionais, que aumentam o nível de proteção do seguro.
1 – Morte
Esta é a principal cobertura de qualquer seguro de vida e invalidez por doença. Se a pessoa segura falecer em resultado de um acidente ou doença, os beneficiários do seguro ou os herdeiros legais do falecido têm direito ao montante do capital seguro.
2 – Invalidez
As coberturas de invalidez mais comuns num seguro de vida e invalidez por doença são a Invalidez Absoluta e Definitiva e a Invalidez Total e Permanente. A primeira é quando a pessoa segura fica com uma limitação funcional e permanente, sem possibilidade clínica de melhoria.
A segunda é quando, em resultado de doença ou acidente, a pessoa segura fica incapaz de exercer a sua profissão ou qualquer atividade lucrativa e sem possibilidade de reversão do quadro clínico.
3 – Doenças graves
A cobertura por doenças graves assegura o pagamento de um montante pré-determinado se for diagnosticada uma doença grave à pessoa segura, durante a vigência do contrato. Entre as várias doenças graves consideradas, incluem-se:
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Cancro;
- Enfarte do miocárdio;
- Insuficiência renal terminal;
- Transplante de um órgão principal.
4 – Filhos Menores a Cargo
Esta cobertura associada ao seguro de vida e invalidez por doença estipula o pagamento de um capital adicional caso existam filhos menores ou nascidos nos 300 dias seguintes ao falecimento do segurado.
5 – Subsídio de funeral
Trata-se de uma cobertura que, em caso de morte do segurado, garante o pagamento de um montante fixo que se destina a cobrir despesas relativas ao funeral da pessoa segura ou ao seu repatriamento, caso a morte tenha ocorrido num país estrangeiro.
Seguro de Vida e Invalidez por Doença Associado ao Crédito Habitação
Quando contrata um crédito habitação, a instituição bancária exige a subscrição de um seguro de vida e invalidez por doença. Na maior parte dos casos, apenas são exigidas as coberturas de morte e invalidez absoluta e definitiva, mas, em função do risco, podem ser pedidas coberturas mais abrangentes.
Como Escolher um Seguro de Vida e Invalidez por Doença?
Existem no mercado diversas seguradoras que disponibilizam seguros de vida e invalidez por doença. Por vezes, pode não ser fácil comparar todas as propostas. O ideal é recorrer a um consultor de seguros especializado.
No Muda & Poupa, contamos com uma equipa de consultores de seguros credenciados e com uma vasta experiência no mercado.
Contacte hoje mesmo um dos nossos consultores e saiba qual o seguro de vida e invalidez por doença que mais se adequa às suas necessidades. Garanta hoje mesmo o seu futuro!

