Fique a conhecer todos os tipos de seguros de vida que existem, bem como as diferenças entre eles, de modo a poder fazer a melhor escolha consoante as suas necessidades!
O Que É um Seguro de Vida e Para Que Serve?
Um seguro de vida é um contrato efetuado entre um segurado – que pode ser uma pessoa singular ou coletiva – e uma seguradora. O que surge normalmente estipulado na apólice deste contrato é o pagamento de uma indemnização pela seguradora ao beneficiário ou à sua família, em caso de morte, invalidez ou doença grave por parte deste.
Mas não só! Se optar por subscrever um seguro de vida, poderá também beneficiar de apoio financeiro em caso de desemprego, ou ainda na eventualidade de ficar hospitalizado.
O seguro de vida pode ainda estar associado a um crédito habitação, uma vez que é bastante comum as entidades bancárias pedirem ao beneficiário que subscreva este tipo de seguro no contexto da subscrição de produtos financeiros relacionados com a compra de uma casa. Desta forma, tanto o segurado como a entidade bancária ficam protegidos no caso de morte ou perda de rendimentos do primeiro.
Por todos estes motivos, e ao contrário do que por vezes se possa pensar, um seguro de vida não é um serviço a que se recorre apenas em caso de morte, doença grave, ou quando se entra na terceira idade.
Um seguro de vida pode ser feito a qualquer altura – subscrever um seguro deste tipo é uma decisão consciente, e que acima de tudo demonstra um grande sentido de responsabilidade para consigo próprio e para com a sua família.
Tipos de Seguros de Vida
Para que possa optar pela escolha que melhor se adapta às suas necessidades, o Muda & Poupa ajuda-o na hora de tomar a sua decisão, assumindo o papel de mediador entre si e as companhias de seguros. Eis os tipos de seguros de vida que existem no ramo “vida”:
Seguros de Vida
O objetivo dos seguros de vida é a proteção em caso de morte. Também se aplica em casos de sobrevivência, quando destes resultam situações de invalidez.
Seguros de Nupcialidade/Natalidade
Os seguros de nupcialidade/natalidade são os que servem para cobrir um casamento ou o nascimento de filhos.
Seguros Ligados a Fundos de Investimento
Pode ainda contar com os seguros ligados a fundos de investimento, que são seguros de vida ligados a outros ativos financeiros, como por exemplo ações e obrigações.
A rentabilidade, neste caso, está dependente da evolução do valor dos ativos que estão associados.
Operações de Capitalização
O segurador é obrigado a pagar um valor no final do contrato, independentemente de se verificar ou não qualquer eventualidade relacionada com a duração da vida do segurado.
Tipos de Coberturas
Todos os tipos de seguros de vida devem estar sujeitos a uma ou mais coberturas. Eis algumas das principais coberturas de seguros a que poderá recorrer:
Morte
Esta modalidade assegura aos beneficiários ou herdeiros legais da pessoa segurada o pagamento de uma indemnização previamente estipulada. Por norma, estabelece-se que a morte deverá ser resultante de acidente ou doença ocorrida durante a validade do contrato.
Acidente
Aplica-se na eventualidade de acontecer um acidente durante a vigência do contrato, do qual resulta a morte da pessoa segura.
Invalidez
Podem ser duas as coberturas do seguro de vida por invalidez:
Invalidez Absoluta e Definitiva
Caracteriza-se por um grau de invalidez elevado e implica a dependência do segurado por parte de terceiros. É considerada invalidez absoluta e definitiva se, por via de doença ou acidente, a pessoa ficar com uma limitação funcional e permanente, em que não se considera que existe a possibilidade vir a melhorar, e ainda que a impeça de exercer qualquer profissão.
Neste caso a pessoa precisará da assistência permanente de outras pessoas para que consiga realizar as suas rotinas diárias.
Invalidez Total e Permanente
Este tipo de cobertura é aquela a que se deve recorrer quando, por via de doença ou acidente, o indivíduo segurado se encontra incapaz de exercer a sua profissão de forma total.
Este tipo de cobertura ocorre ainda em relação a qualquer atividade profissional compatível com os seus conhecimentos e aptidões, apresentando de forma cumulativa um grau de invalidez igual ou superior a 60%, sem qualquer possibilidade de reversão do quadro clínico.
Doença Grave
Consiste numa cobertura relativa a doenças graves contraídas pelo segurado durante o período de vigência do contrato. São consideradas como elegíveis as seguintes doenças: acidente vascular cerebral, cancro, cirurgia de bypass coronário, enfarte do miocárdio, insuficiência renal terminal, e ainda transplante de um órgão principal.
Subsídio de Funeral
Uma cobertura para os casos de morte. Funciona como um complemento e garante o pagamento de uma verba determinada no contrato da apólice, de modo a cobrir as despesas relativas a uma cerimónia fúnebre, incluindo o repatriamento do falecido caso necessário.
Aconselhe-se Junto de um Profissional
Sabemos que um seguro de vida implica muita ponderação, e é de uma decisão deveras delicada mas que pode ser muito importante para si e para a sua família.
No entanto, agora que já conhece melhor os tipos de seguros de vida que existem, poderá tomar uma decisão de forma sustentada e escolher o que se adequa melhor ao seu caso pessoal.
Se, apesar de melhor informado, ainda necessitar de esclarecimentos, poderá ser importante aconselhar-se junto de um profissional. O Muda & Poupa traz-lhe as melhores soluções. Fale conosco!


