Vivemos em tempos de apertos financeiros para a maioria dos portugueses, sobretudo com a subida dos juros do crédito à habitação, dos preços dos combustíveis e dos bens alimentares, muita gente procura receitas para saber como poupar dinheiro no dia a dia.
Para dar uma ajuda, consultámos vários especialistas em literacia financeira e listámos as 5 melhores dicas e truques para poupar dinheiro no seu dia a dia. Siga-nos nas linhas abaixo e veja como pode ser fácil acabar o mês com dinheiro na carteira.
5 Dicas Para Poupar Dinheiro no Seu Dia a dia
Por vezes, basta alterar alguns comportamentos para poder poupar dinheiro no dia a dia e chegar ao final do mês mais desafogado. Ora, veja:
1 – Leve Almoço Para o Trabalho
Um dos principais gastos que os portugueses têm no dia a dia é com a alimentação. Comer em restaurantes é cada vez mais caro, pelo que levar comida para o trabalho pode levar a uma poupança significativa ao final do mês.
Quando fizer o jantar, considere uma quantia de comida extra para levar, no dia seguinte, para o emprego. Pode poupar cerca de 200€ mensais com esta alteração de comportamento.
2 – Deixe o Carro em Casa
Um dos maiores aumentos de preços foi nos combustíveis, quer na gasolina, quer no gasóleo. Os transportes públicos na área da Grande Lisboa e Grande Porto melhoraram substancialmente, por isso, uma das receitas para poupar dinheiro é deixar o carro em casa e passar a andar sempre de transportes públicos.
Além do dinheiro que poupa no combustível, ainda contribui para um ambiente mais saudável e para a melhoria da sua saúde.
3 – Cortes em Gastos Supérfluos
Saídas à noite ou idas ao cinema podem ficar para mais tarde, quando o clima económico melhorar. Prefira programas em casa, convidando família ou amigos. Quando fizer as contas, vai ver que poupa bastante dinheiro e mantém os convívios com os que lhe são mais queridos.
4 – Renegoceie o Crédito À Habitação
Com as taxas de juro em níveis recorde, uma das principais iniciativas que pode tomar para saber como poupar dinheiro no dia a dia é tentar renegociar com o seu banco a prestação do crédito à habitação.
Dirija-se ao seu gestor de conta, apresente, sem problemas, a sua situação e pergunte qual a solução que o banco tem para o ajudar na atual conjuntura. Pode poupar uma quantia significativa todos os meses se conseguir renegociar o contrato.
5 – Contacte uma Equipa de Consultoria Financeira
Existem, no mercado nacional, empresas de consultoria financeira constituídas por especialistas que podem ajudar a reajustar o seu orçamento familiar face ao novo panorama económico do país. Contacte uma dessas empresas, coloque o seu problema e pergunte de que forma o podem ajudar a reequilibrar o seu orçamento familiar mensal.
Como Entrar em Contacto Com uma Consultora Financeira?
Com estas 5 dicas, pode conseguir poupanças significativas e reequilibrar o seu orçamento mensal, de forma a conseguir fazer face a todos os aumentos que têm sucedido nos últimos tempos.
Em caso de dúvida, contacte-nos hoje! Somos uma consultora financeira de renome no mercado nacional e temos a certeza que o conseguimos ajudar a poupar dinheiro no dia a dia.
Comece hoje mesmo a sair do desafogo financeiro em que a sua vida se tornou!