Seguro de Obra: O Que Saber

seguro de obra

As obras de construção, pela sua natureza, estão sempre expostas aos mais variados riscos. O seguro de construção, ou seguro de obras, protege as partes envolvidas em projetos de construção de forma a verem a obra e envolvidos assegurados na eventualidade de alguma ocorrência. Neste artigo, encontrará tudo o que precisa de saber sobre os seguros de obras.

Seguro de Obra: O Que É e Como Funciona?

O seguro de obras serve como proteção para as empresas de construção da obra e é, usualmente, realizado pelos construtores, empreiteiros e subempreiteiros. Pode ser utilizado em edifícios industriais, comerciais e habitacionais, para prevenir riscos e perdas financeiras durante o período de construção do edifício.

A duração do seguro é, por norma, igual ao período de construção estabelecido no contrato. Este tipo de seguro tem sempre caráter temporário. A cobertura torna-se efetiva com o início dos trabalhos e termina com a receção do aviso de término por parte do dono da obra.

Na eventualidade de a obra se prolongar deve solicitar o prolongamento de dias, ou meses, que espera serem necessários.

O custo do seguro para obras pode variar com base no tamanho e tipo de construção, localização da mesma, histórico de segurança do empreiteiro e coberturas selecionadas.

Seguro de Obra: Tem Período de Carência?

O período de carência é o período de tempo em que não existe o direito a ser indemnizado por algum sinistro. Nos seguros de obras de construção, o contrato de seguro tem início na data prevista e tem a duração prevista na apólice.

O seguro pode prever, para além do período de construção, o período de manutenção e o período de testes. O período de testes, incluído no período de construção, diz respeito às 4 semanas que antecedem a data de término. O período de manutenção pode ser de 6, 12 ou 24 meses após o término da construção.

Seguro de Obra: Que Coberturas Pode Incluir?

Este seguro pode abranger várias coberturas, dependendo do contrato e das necessidades do projeto. Destacamos as seguintes coberturas:

  • Danos físicos: cobertura para danos causados à estrutura em construção. Pode incluir danos convencionais causados por incêndio, explosão, raio, roubo, choques, entre outros. Também pode incluir de natureza como aluimentos de terra e derrocadas, desmoronamentos ou deslizamentos de terrenos, tempestade, inundação, terramotos, entre outros;
  • Responsabilidade civil: cobertura para danos a terceiros que possam ocorrer durante o período da obra.
  • Roubo e furto: cobertura contra roubo de materiais, equipamentos e ferramentas.
  • Danos a equipamentos: cobertura para danos acidentais causados a equipamentos utilizados na construção.
  • Mão de obra: cobertura para acidentes que possam ocorrer com os trabalhadores.
  • Atrasos: cobertura para compensar atrasos na conclusão da obra devido a eventos cobertos pelo seguro.

O Melhor Seguro É Aquele Que Atende Às Suas Necessidades

Escolher um seguro deve ser feito com base numa decisão informada. Siga as nossas quatro dicas para fazer a melhor escolha.

  • Avalie as necessidades do projeto para identificar o que precisa que o seu seguro abranja;
  • Pesquise as diferentes seguradoras e compare as coberturas e exclusões oferecidas por cada uma delas;
  • Avalie os limites da cobertura de cada seguro;
  • Verifique a possibilidade de renovação do período de cobertura do seguro.

Caso tenha alguma dificuldade, entre em contacto com a nossa equipa – temos profissionais especializados disponíveis para o ajudar a tomar a melhor decisão!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*